x
  • Olá, o que deseja buscar?

Notícias atualize-se e recomende!

Fisioterapia Uoginecológica - Série 4: Disfunções sexuais 28/08/2012

casalnacama2-300x200


 


Há muito tempo, as mulheres sofrem de diversas disfunções sexuais, que em anos passados não deveriam ser abordadas nem tratadas. Hoje, já temos uma grande variedade de tratamentos disponíveis para que as mulheres sejam felizes também na sua vida sexual. É importante que se frise que a satisfação sexual é um direito da mulher e que faz parte das questões necessárias para que se tenha uma qualidade de vida adequada, segundo a Organização Mundial de Saúde.


Existem tratamentos realizados por médicos, por psicólogos e por fisioterapeutas. Cada um deles tem uma abordagem específica e sempre haverá mulheres com indicação para um deles, ou para todos juntos, a depender de cada caso. Algumas disfunções sexuais são a dificuldade de chegar ao orgasmo (disorgasmia), a dor durante a relação sexual (dispareunia), a perda urinária durante a relação e a impossibilidade ou dificuldade de que a penetração aconteça (vaginismo).


De forma geral, a fisioterapia uroginecológica irá trabalhar para deixar os músculos da região vaginal adequados para a atividade sexual, seja para que fiquem mais fortes para aumentar o atrito durante a relação, seja para que fiquem mais relaxados para permitir a penetração. Para isso, são utilizadas diversas técnicas de autoconhecimento e comportamentais, além das massagens perinerais, da cinesioterapia (que são os exercícios do assoalho pélvico), da eletroterapia (para estimular ou para relaxar estes músculos), do biofeedback (para o fortalecimento ou o relaxamento muscular), entre outros. E é de extrema importância que o parceiro seja compreensivo e que participe do tratamento.



O mais importante é que a mulher entenda que é bom e que é importante ter prazer na relação sexual e que ela tem o direito e o dever de procurar ajuda especializada. 

Espaço de notícias

Espaço reservado para você se manter atualizado sobre a nossa agenda de cursos, publicações, palestras, seminários e muito mais.

Comentários

Nenhum comentário até o momento, seja o primeiro.