x
  • Olá, o que deseja buscar?

Notícias atualize-se e recomende!

Fisioterapia Uoginecológica - Série 3: Incontinência masculina 24/07/2012

IU-masculina-300x174


 


A incontinência urinária masculina acontece, mais comumente, associada a questões da próstata, sendo as duas alterações mais usuais a hiperplasia benigna da próstata e o câncer de próstata.


Na hiperplasia, ocorre o aumento da próstata devido ao envelhecimento do homem, que pode levar a sintomas obstrutivos e irritativos da bexiga em decorrência da diminuição do canal uretral causado por este crescimento. Alguns sintomas apresentados por homens com o quadro de hiperplasia são: alteração do fluxo urinário, deixando o jato mais fraco; resíduo pós-miccional; esforço abdominal para urinar; incontinência urinária de gotejamento pós-miccional; aumento da frequência urinária; urgência miccional; dor no “pé da barriga”; até infecção urinária. Em alguns casos, apenas observa-se a evolução da próstata, em outros são administrados medicamentos e em outros pode ser indicada uma pequena cirurgia para desobstruir a uretra, chamada ressecção transuretral. Após esta cirurgia, alguns homens podem ficar com incontinência urinária de esforço e/ou de urgência e podem ter bons resultados com a fisioterapia uroginecológica. Se não for o caso de cirurgia, alguns cuidados podem ser tomados para se melhorar a função urinária.


No câncer de próstata, ocorre também o aumento da próstata, mas com o crescimento de células tumorais, que precisar ser eliminadas do organismo. Quando descoberto cedo, o tratamento costuma ter sucesso absoluto, por isso é tão importante que os homens avaliem anualmente a situação da sua próstata com um urologista. Mas os sintomas de incontinência urinária de esforço e de urgência são mais comuns nos casos onde são realizadas as prostatectomias radicais (quando comparadas com a ressecção prostática da hiperplasia). O resultado do tratamento da incontinência é variável, porque na prostatectomia a próstata é retirada completamente, carregando consigo músculos que ajudam na continência urinária. Costuma ocorrer, no mínimo, uma melhora importante do quadro de incontinência, sendo que em muitos casos alcança-se a cura.


A forma do tratamento fisioterapêutico será de acordo com as queixas de cada paciente e do seu tipo de cirurgia e evolução clínica. Utiliza-se com frequência a eletroterapia -com diversos objetivos-, a cinesioterapia, o biofeedback e orientações miccionais e alimentares.


Se você sofre de incontinência ou conhece alguém, busque ajuda, devolva para si e para o outro a alegria de poder ter controle sobre esta função biológica básica que é o ato de urinar. Na Grande Salvador, conte com a equipe Dra Patrícia Lordêlo no tratamento da fisioterapia uroginecológica.

Espaço de notícias

Espaço reservado para você se manter atualizado sobre a nossa agenda de cursos, publicações, palestras, seminários e muito mais.

Comentários

Nenhum comentário até o momento, seja o primeiro.