x
  • Olá, o que deseja buscar?

Notícias atualize-se e recomende!

Fisioterapia Uoginecológica - Série 5: Constipação intestinal 22/01/2013

 



 


A constipação intestinal é uma das queixas de saúde mais frequentes na população do ocidente e as mulheres são as mais acometidas. Muitas vezes a constipação foi iniciada na infância e acompanha as pessoas até a fase adulta.


Tantas crianças que sofrem, que choram, que sentem dor, que fazem uma força enorme tentando evacuar… E, por conta deste quadro, vão ficando com medo de defecar e vão adiando o desejo evacuatório o quanto podem. Tantas mulheres adultas que também sofrem, que tomam laxantes (incluindo alguns perigosos para a saúde) e vão descobrindo “artifícios” para tentar fazer o intestino funcionar melhor. E ainda existem os casos da prisão de ventre ocasional, seja pela gestação, por uma cirurgia, pelo efeito colateral de algum medicamento, pela ingestão de alimentos mais constipantes, pela menopausa, entre outras causas.


A prisão de ventre pode ser caracterizada por diversos sinais e sintomas. Veja na tabela abaixo quais são os critérios utilizados para o seu diagnóstico:



 


 


Você apresenta ou já apresentou dois ou mais destes sinais ou sintomas por três meses seguidos, nos últimos seis meses? Se sua resposta foi positiva, procure um proctologista e uma fisioterapeuta uroginecológica para que possam te ajudar.


Muitas vezes, o problema está no mal posicionamento para evacuar, na falta de relaxamento muscular para permitir a passagem das fezes, ou numa hipotonia muscular que não as direciona bem, questões comportamentais que precisam ser modificadas… O tratamento fisioterapêutico tem excelentes resultados para os casos de constipação intestinal, tanto para adultos quanto para crianças, mas como o tratamento comportamental está sempre incluído, ele tende a ser um pouco mais demorado, para que os novos hábitos possam ser integrados às ações diárias do indivíduo.


Lembre-se de que não é normal ter prisão de ventre e de que a cura é possível.


 


Conte conosco para buscar a sua melhora!

Espaço de notícias

Espaço reservado para você se manter atualizado sobre a nossa agenda de cursos, publicações, palestras, seminários e muito mais.

Comentários

Nenhum comentário até o momento, seja o primeiro.