x
  • Olá, o que deseja buscar?

Notícias atualize-se e recomende!

Dia Mundial da Incontinência Urinária 14/03/2021



Hoje é o Dia Mundial da Incontinência Urinária, um dia que serve de alerta para a população em geral. Ter incontinência urinária pode ser comum em algumas fases da vida, mas ela nunca é normal, por isso é importante buscar por ajuda. 

Na infância, a incontinência urinária depois da aquisição do controle voluntário acontece mais frequentemente nas meninas do que nos meninos, mas pensando no quadro de enurese (que é a perda urinária durante o sono após os 5 anos), os meninos são mais acometidos.

Na fase jovem, as meninas que fazem exercícios de alto impacto com grande frequência, como a ginástica rítmica ou olímpica, apresentam um risco bem elevado de desenvolver a incontinência urinária durante esse tipo de exercício.

Mulheres, na fase adulta, ficam mais exposta ao desenvolvimento da incontinência urinária a depender do tipo de exercício físico que realize (corrida, cama elástica, crossfit) e no período da gestação e do pós-parto.

Os idosos terão riscos aumentados de incontinência urinária pelo próprio processo de envelhecimento, que leva à redução da velocidade dos reflexos, da força muscular e da pressão passiva da uretra. Na mulher, essas alterações serão mais acentuadas na pós-menopausa e, no homem, terão relação direta com alterações da próstata.

Então, como é possível observar, a incontinência pode aparecer em vários momentos da vida do sujeito. Trabalhar com a prevenção seria a forma mais adequada, mas quando não for possível evitar, é preciso tratar, e a fisioterapia é a primeira linha de tratamento para essa disfunção.

Espaço de notícias

Espaço reservado para você se manter atualizado sobre a nossa agenda de cursos, publicações, palestras, seminários e muito mais.

Comentários

Nenhum comentário até o momento, seja o primeiro.