x
  • Olá, o que deseja buscar?

Notícias atualize-se e recomende!

Novos Artigos Publicados! 06/08/2021

Nesta primeira semana de agosto de 2021, o grupo de pesquisa CAAP da Bahiana, fundado e coordenado pela Drª Patrícia Lordêlo e sediado no IPL, teve mais dois estudos publicados e ambos com acesso gratuito! 


Esse estudo foi desenvolvido a partir da necessidade observada na prática e no desenvolvimento de pesquisas clínicas de se ter uma forma padronizada para a avaliação da discromia da região genital. As discromias são difíceis de serem comparadas por fotografia, já que as câmeras fotográficas digitais modificam as cores automaticamente. Então esse estudo propõe um método de avaliação padronizado para pacientes com queixa de discromia genital. Para conhecer mais, clique aqui e tenha acesso na íntegra.


O desenvolvimento de estenose vaginal é um efeito colateral comum em mulheres que precisam ser submetidas à radioterapia para tratamento de câncer pélvico, especialmente ginecológico. Pelo histórico oncológico, a fisioterapia pélvica fica mais limitada à utilização de recursos eletroterapêuticos, tendo a fototerapia ganhado um espaço cada vez maior neste campo, devido à segurança no seu uso e aos efeitos positivos. O laser já vem sendo estudado com mais profundidade que o LED e, com o desenvolvimento realizado pelo grupo do CAAP do equipamento de LED intracavitário na cor azul e vermelha, ele também está sendo estudado neste grupo de pacientes. Para saber os resultados encontrados em duas delas, acesse o estudo na íntegra, clicando aqui.

Espaço de notícias

Espaço reservado para você se manter atualizado sobre a nossa agenda de cursos, publicações, palestras, seminários e muito mais.

Comentários

Nenhum comentário até o momento, seja o primeiro.